O aço na decoração é muito versátil e isso se deve à sua capacidade de transformação.
Afinal, estamos falando de uma liga metálica que é baseada em ferro e carbono. Isso agrega maleabilidade, resistência, durabilidade e até condutividade térmica.
Além disso, ele é bastante elegante e sustentável. O aço é ideal tanto para projetos modernos como clássicos. Aprenda como utilizar o aço na decoração, continue o artigo.
Dica: Esquadrias de aço ou alumínio: saiba como escolher
Aço na decoração da cozinha
A versatilidade do aço na decoração pode ser percebida na cozinha. No cômodo, o material está presente em estantes, armários e bancadas. Ainda é possível fazer fruteiras grandes e pequenas.
Além disso, o aço inox se tornou um dos queridinhos dos eletrodomésticos, como geladeira, forno embutido e coifa. Ele serve para harmonizar com os outros elementos da composição.
Outro ponto positivo do aço inox é que ele pode ser usado em qualquer tipo de ambiente,inclusive à beira-mar, já que o material é resistente contra a oxidação e ferrugem.
Aço no banheiro
No banheiro, o uso do aço inox é comum nas torneiras e nos cabideiros. O material combina beleza com praticidade, visto que, o cômodo é bastante úmido e pode danificar o material se ele não for resistente contra a ação da água.
Aço na área externa
Pode parecer inusitado, mas o aço inox oferece muitas possibilidades de uso na área externa. Varandas, decks e jardins podem usar o material no acabamento de móveis decorativos. Em alguns casos, é possível fazer o móvel inteiro de aço. Ele proporciona modernidade ao ambiente.
Vale destacar a maleabilidade do metal para a área da churrasqueira. Ele traz elegância, funcionalidade, durabilidade e resistência ao ambiente, que é muito utilizado pelos brasileiros para receber os amigos e parentes.
Geometria do aço
O aço na decoração sofre influência de sua geometria. Os diferentes formatos dependem do processamento do produto na usina siderúrgica. Em geral, isso divide a utilização do aço em três categorias. Veja quais são!
Semiacabados
Quando o produto não passa pelo acabamento e se encerra no processo de lingotamento, etapa em que o aço líquido é distribuído em moldes para se solidificar, pode ser utilizado em blocos, placas ou tarugos. As suas funcionalidades são múltiplas para diversas áreas, como a serralheria e a engenharia.
Dica: Manutenção de ferramentas elétricas: como fazer?
Produtos planos
O material plano é adquirido na laminação. O aço é transformado em uma compressa e ganha mais força para ser utilizado como chapa ou bobina. Ele pode ser adaptado para diversos produtos, como tubos, perfis dobrados, telhas e lambris, entre outros.
Produtos longos
Os produtos longos também passam pela laminação, mas o comprimento ultrapassa a sua largura e altura. Assim, obtém-se um material rico para ser usado em uma barra chata, quadrada e redonda, ou mesmo em telas, treliças e vergalhão (CA 50 e CA 60).
Aço na decoração com ferramentas de qualidade
Agora que você já sabe as possibilidades de uso do aço, vamos colocar a criatividade em prática? Para isso, conte com os materiais da ASM Engenharia. Acesse a nossa loja virtual e fique por dentro de todas as nossas soluções!
Veja o Disco de Corte ASM Ultra 12” 80T cortando aço inoxidável:
Categorias: Serralheiro