São muitos os equipamentos existentes para serralheria. Além disso, cada um tem uma função específica. Assim, para executar um serviço de qualidade, o serralheiro precisa conhecer cada um deles.
Até porque esse profissional lida com diversos tipos de materiais em seu dia a dia. Por exemplo, aço, alumínio, madeira e mais. Por isso, é essencial entender o funcionamento de cada ferramenta.
Para oferecer um trabalho preciso e com ótimo acabamento para seus clientes. Então, continue acompanhando esse artigo. Dessa forma, saiba quais ferramentas que não podem faltar no seu negócio.
Moto esmeril
Esse acessório é usado para cortes, afiações, polimentos e aparar vários materiais. Logo, essa ferramenta possui um motor ligado a um esmeril.
Que é um mineral bastante firme, usado para amolar facas, principalmente.
Equipamentos para serralheria: esmerilhadeira
A principal funcionalidade dessa ferramenta é esmerilhar peças. Logo ela é recomendada para:
- Lixamentos;
- Polimentos;
- Aparar rebarbas;
- E fazer acabamentos em metais.
As esmerilhadeiras são fáceis de serem transportadas, pois são portáteis. Além disso, existem dois tipos disponíveis no mercado:
- Pneumática;
- A bateria, que não necessita de energia elétrica.
Esse equipamento executa cortes em alta velocidade, portanto, seja cuidadoso no manuseio.
Furadeira de bancada
As furadeiras são equipamentos robustos que realizam perfurações e rebaixamentos em materiais resistentes. Por exemplo, aço, alumínio, madeira e plástico. Aliás, por ter a broca fixa e o cabeçote rebaixado, realiza cortes mais precisos. Além disso, também permite que você faça furos sem se preocupar com trepidações.
Tesoura para chapa
É usada para cortar chapas não endurecidas. Assim, serve para montar condutores e calhas.
Essas ferramentas são pequenas e simples. Por isso, são bem fáceis de carregar.
Equipamentos para serralheria: jogo de chaves
São ótimas aliadas no trabalho de um serralheiro. Pois, são usadas em vários trabalhos manuais. Logo, as chaves combinadas, são compostas de boca e unit drive. Desse modo, são utilizadas para apertar e afrouxar porcas e parafusos.
Já as chaves de fenda são empregadas no parafuso com formato de cabeça de cruz.
Leia mais: O que é disco de corte?
Transformador e inversora de solda
O transformador trabalha com correntes alternadas e solda eletrodos revestidos. Por outro lado, a inversora tem a mesma função. Entretanto, é mais compacta e leve. Por isso, acaba sendo mais vantajosa para o profissional que precisa carregá-la no dia a dia.
Equipamentos para serralheria: serras
Já as serras policorte da ASM são ferramentas robustas e resistentes. Aliás, prezam pela segurança do serralheiro ao ter uma coifa retrátil resistente. Logo, sua articulação é de rolamentos industriais, um grande diferencial no mercado.
Conheça a Serra Policorte Portátil ASM Ultra BLDC 1435:
Os discos de corte da ASM possuem tecnologia de ponta e são bastante rápidos. Aliás, são quatro vezes mais rápidos do que um disco abrasivo. Inclusive, não deixa rebarbas.
Leia mais: Discos de corte ASM Ultra: tudo que você precisa saber
Usar as ferramentas certas é muito importante para obter um desempenho incrível. Porém, também é essencial o uso de equipamentos de proteção individual. Pois, sua utilização diminui as chances de acidentes em uma serralheria.
Categorias: Ferramentas , Serralheiro
Tags: chaves de fenda discos de corte equipamentos esmerilhadeiras furadeiras lixadeira vibratória,